The Rolling Stones – (I Can´t Get No) Satisfaction

  • 26/02/2018
  • 0 Comentário(s)

The Rolling Stones – (I Can´t Get No) Satisfaction

The Rolling Stones – (I Can´t Get No) Satisfaction

Compositores: Mick Jagger/Keith Richards 
Lançamento: Maio/1965

“É um riff que se ouve ao redor do mundo, e é também um dos mais antigos exemplos de Dylan influenciando os Stones e os Beatles – o grau de cinismo, e a ideia de trazer mais letras pessoais da tradição do folk e do blues para a música popular”, disse o guitarrista da E Streat Band.

O riff veio a Keith Richards em um sonho, numa noite de maio de 1965, em seu quarto de motel, na Flórida, na terceira turnê norte-americana dos Rolling Stones. Ele acordou, pegou um violão e um gravador de fita cassete. Richards tocou a sequência de notas uma vez, então caiu no sono de novo. “Na fita”, contou ele mais tarde, “dá para ouvir quando deixo a palheta cair, e resto é ronco”. Essa fagulha na noite – o riffe que abre e define “(I cant´t get no) Satisfaction” – transformou o balanço e meigo rock and roll dos primórdios em simplesmente rock.

Duas décadas mais tarde, Jagger admitiu que “Satisfaction” era “ “minha visão do mundo, minha frustração com tudo”. Inspirado pelo riff e pelo título, também ideia de Richards, Jagger escreveu a letra – uma litania de desgosto com a “América e sua síndrome de propaganda, a barragem constante” – em dez minutos, à beira da piscina do motel no dia seguinte ao sonho de Richards. Eles tentaram gravar a música uns poucos dias mais tarde, em 10 de maio, em Chicago, porém só ficou totalmente pronta nos estúdios da RCA, em Hollywood.

Jagger mais tarde sugeriu que Richards tirou inconscientemente tirou o gancho de “Satisfaction” de uma linha do single de Chuck Berry, de 1955, “30 Days” (“I don´t get no satisfaction from the judge” – “Eu não consigo tirar nenhuma satisfação do juiz”). “Um inglês não se expressaria assim de jeito nenhum”, ressaltou Jagger. “Não estou dizendo que ele roubou algo de propósito, mas nós ouvíamos bastante aqueles discos”. 

0 Comentários


Deixe seu comentário


Aplicativos


 Locutor no Ar

AutoDJ

Piloto Automático

Peça Sua Música

Name:
E-mail:
Seu Pedido:


Anunciantes